Quando se inicia um projeto de decoração ou uma reforma, há muitas coisas a decidir. São escolhas que vão fazer parte do seu dia a dia durante muito tempo. Existem alguns elementos do projeto que são quase definitivos e que, depois de instalados, farão parte da paisagem, como revestimentos e cores das paredes.
A decisão de quais revestimentos vão compor um ambiente, sejam eles porcelanatos, pastilhas, azulejos ou mesmo tinta, deve ser feita com cuidado, pois implica em investimento, e sua aplicação não é das mais rápidas, o que pode trazer transtorno ao ambiente. A opção pelo papel de parede elimina grande parte desses problemas. Hoje em dia, os profissionais da arquitetura e decoração preferem chamá-lo de revestimento de parede, por causa da variedade de materiais disponíveis. Contando com diversas cores, estilos e texturas, ele apresenta várias possibilidades de composição que valorizam os demais elementos do ambiente e, consequentemente, todo o projeto.
No Brasil, a introdução do papel de parede aparece com a imigração europeia, modificando costumes, como forma de expressão da elite, no final do século 18. Hoje, o papel de parede está definitivamente instalado nas residências e nos escritórios, com o diferencial da praticidade e rapidez com que é aplicado. Importam-se papéis da Alemanha, da Itália, do Canadá, da Argentina, da China, da Bélgica, da França, etc. E até mesmo o Brasil possui boas fábricas do produto. As possibilidades, as texturas, os relevos e os padrões oferecem liberdade para encontrar o revestimento que combine com o projeto do arquiteto ou com o gosto do consumidor. A valorização dos espaços, do mobiliário e dos objetos causa efeito quando a escolha é acertada. Os arquitetos pernambucanos, que optam pelo revestimento de parede, encontram no Recife lojas especializadas com o que há de mais criativo e moderno no setor.
Os lançamentos das grandes capitais do mundo podem estar em pouco tempo adornando paredes de residências e escritórios. O papel de parede é um grande aliado do arquiteto que pode oferecer ao seu cliente uma gama enorme de possibilidades. O valor por m2 também é bastante variado e atende a qualquer necessidade.
Fonte: Jornal do Comércio - Ano 1 - Número 3 - Recife, 24 de Abril de 2011.
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